Saúde
O ser humano pouco ou nada sabe sobre seu corpo físico. Estamos 24 horas por dia preocupados com coisas externas como pagar contas, trabalho, estudo, família, negócios, bens de consumo entre outras tantas coisas de menor importância. O corpo físico é o veículo da nossa experiência terrestre, porém ele é negligenciado constantemente. Aquilo que é básico na nossa vida fica relegado ao segundo plano, ou seja, a nossa saúde. No entanto, é dela que precisamos vinte e quatro horas por dia. Ninguém quer adoecer, mas muitas as pessoas parecem não fazer a ponte entre saúde e a verdadeira alimentação.
Processo de nutrição do corpo físico segundo a medicina chinesa
Assim que ingerimos os alimentos, eles passam por um processo de refinamento. Mas este processo não é tão simples. Os alimentos passam por várias etapas até estarem prontos para nutrir nossos corpos. Então, o que alimentamos agora leva muitos dias para cumprir sua missão.
Essência
“Essência é a menor parte do produto que contém o produto inteiro”.
Neste caso, o nosso alimento físico, que é a comida, é a parte de onde será extraída a nossa nutrição. A essência é o resultado final da metabolização dos alimentos. É a parte mais refinada – é ela que nutre nossos órgãos. Mas para que se torne a verdadeira essência, é necessário, primeiro, que nossa alimentação seja de qualidade.
No processo de metabolização e refinamento dos alimentos ingeridos está incluído o oxigênio. Sem ele não há como ser distribuída a essência retirada dos alimentos.
Para nosso corpo funcionar necessitamos de energia. Quando nascemos, herdamos dos nossos pais a energia ancestral, denominada Yuan Chi. Após o nascimento somos alimentados pelo prana (ar) e pelo alimento sólido (comida), a energia nutriente Yong chi. O primeiro é o leite materno que já vem refinado e pronto. O bebê está se adaptando e ainda não é dotado de capacidade para metabolizar um alimento mais grosseiro.
Jing é o nome dado a essência. Chi é a força (energia) que aciona todos os processos físicos. Todos os órgãos e vísceras participam da metabolização. Todos são de extrema importância, porém, o baço, os rins e os pulmões trabalham intimamente ligados para fazer o processo de refinamento e distribuição da essência. Se algum desses órgãos está em deficiência, a nossa nutrição fica comprometida. Se a alimentação é saudável mas não oxigenamos adequadamente os pulmões, a essência dos alimentos não cumpri o seu objetivo. Se o baço está deficiente, o alimento não consegue ser refinado e impulsionado de encontro ao oxigênio,e é desperdiçado. Se não alimentamos corretamente, os órgãos ficam deficientes de nutrição. Portanto é um conjunto de atitudes saudáveis que precisamos para termos saúde.